segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Unidade: 02- Internet, Hipertexto e Hipermídia


Curso: Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC

Cursista: Denisete Carneiro Cavalcante Fonseca

Tutora: Marilda da Cruz Sales Vaz

Atividade: 4

Tema: Planejando Atividade com Hipertexto ou Internet

O tema escolhido para esta aula foi à história de Pedro Afonso, e temos como mentor um ilustre Editor - Pedagogo/Enfermeiro - Fabrício Ferreira Rocha - que levou ao conhecimento Publico a história e momentos memoráveis ocorridos na nossa querida cidade, fatos antigos e atuais, que nos fez reelembrar os fatos que marcaram os 162 anos de existência da histórica de Pedro Afonso, pois a maioria das pessoas desconhecem a nossa história e isso prejudica a formação da nossa identidade cultural, pois temos que ter referencia pelos nossos antepassados para construir a nossa história. Utilizando a mídia que tem o papel de manter a população informada, criou no Orkut com o perfil Pedro Afonso-Tocantins vários álbuns contando em cada foto detalhes da mesma, basta acessar o Orkut e também o site de Pedro Afonso, abaixo estão os respectivos endereços:
http://
http://www.pedroafonso.to.gov.br/
http://www.orkut.com.br/Main#AlbumList?uid=254071920578243780
Esta aula pode ser utilizada gravações com momentos históricos ocorrido na Cidade e pode se trabalhar com alunos a partir dos anos finais do Ensino Fundamental.


Plano de Aula

Série: 5º ano
Disciplina: História
Tema: Resgatando a história de Pedro Afonso
Professora: Denisete Carneiro Cavalcante Fonseca
Gravação com Eventos, Música, Jornais e Fotos

Objetivo geral: Relembrar os fatos que marcaram a história de nossa comunidade e incentivar os alunos a explorar as riquezas culturais existentes em Pedro Afonso.

Os conteúdos básicos que serão ministrados:
· Aspecto Histórico;
· Dados Estatisticos do Municipio
· Paisagem
· Desenhos
· Formas

Objetivos de aprendizagem a serem alcançados:
· Interação, escola e comunidade;
· Conhecer a história e a cultura de Pedro Afonso;
· Utilizar adequadamente os instrumentos de pesquisa.

Outros recursos que podem ser utilizados:
· Data-show, TV e aparelho de DVD, Maquina Digital,Fotos, Jornal
· Mais vídeos sobre o assunto:
· Som (CD)
· Palestrante (Fabrício Ferreira Rocha)

Questões a serem trabalhadas com os alunos para provocar reflexão sobre o conteúdo:

Levar os alunos para dar uma volta pela Cidade nos pontos históricos com o seguinte propósito:

· Fotografar diversos espaços naturais e culturais da Comunidade;
· Entrevistar representantes da Comunidade;
· Quem consegue lembrar os nomes dos diferentes personagens históricos relatados no passeio?
· Percebem alguma relação entre as formas de casas com construções antigas das construções atuais? Justificar.
· O que vocês sabem sobre a história de Pedro Afonso?
· Vamos descobrir mais sobre a história de nossos antepassados?
· Dividir a turma em grupos e pedir pra eles montarem um relato de tudo o que viu e ouviu. Instigar cada grupo a descobrir as particularidades de cada foto.
· Pesquisa e leitura informativa a respeito do tema;
· Exposição de fotos e fatos no Laboratório de informática;
· Socialização sobre o tema explorado pelos alunos;
· Confecção e exposição de cartaz com os fatos e fotos.

REFERÊNCIAS/CRÉDITOS

http://www.pedroafonso.to.gov.br/
http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1
http://
http://www.pedroafonso.to.gov.br/
http://www.orkut.com.br/Main#AlbumList?uid=254071920578243780

Nenhum comentário:

Postar um comentário




Uploaded with ImageShack.us



31 32