segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Unidade: 02 - Internet, Hipertexto e Hipermídia

Curso: Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC

Cursista: Denisete Carneiro Cavalcante Fonseca

Tutora: Marilda da Cruz Sales Vaz

Atividade: 4

Tema: Registro da experiência ( percepções sobre o Planejamento da atividade em sala de aula)

Foi muito bom e muito trabalhoso planejar uma aula utilizando hipertexto e internet, mas o melhor de tudo que é gratificante, pois os alunos aprendem melhor e gostam das aulas quando são diversificadas, alegre e que eles possam colaborar com a mesma.
A aula proposta foi repassada na Escola Municipal Jandevam para os alunos do 5º ano, vespertino, utilizando os seguintes recursos: Data-show, notebook, internet, câmera digital, atividade fotocopiada e um Palestrante (Fabricio Ferreira Rocha).

Os procedimentos da aula foram os seguintes:

• Primeiro apresentei para os alunos o tema da nossa aula (Resgatando a história de Pedro Afonso) fazendo com que eles ouvissem o relato e depois comentassem algum fato que conhecesse;
• Mostrei aos alunos fotos e filmagem de eventos realizados na Cidade;
• Fiz uma explanação do assunto, lembrando dos personagens importantes da época, e juntamente com a turma foi surgindo outros nomes;
• Houve um momento para ouvir uma música (Pedro Afonso Cidade Bela);
• Por último foi dado aos alunos uma atividade para colocar nas fotos os fatos ocorridos na época;
Durante a aula pude perceber que os alunos gostaram e ficaram satisfeitos. Notei que aprenderam o conteúdo aplicado, o que foi constatado no decorrer das atividades através de respostas orais.
Tive um pouco de dificuldade na hora de instalar os recursos tecnológicos necessitando de ajuda, pois era a primeira vez que estava utilizando o data-show em sala de aula, foi uma vasta experiência. O momento foi registrado com fotos e com relatórios elaborados pelos alunos, uma das coisas que pude aprender com essa aula, foi o quanto é importante trabalhar usando as tecnologias, principalmente utilizando a internet e som.



Nenhum comentário:

Postar um comentário




Uploaded with ImageShack.us



31 32