terça-feira, 19 de outubro de 2010

Pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das tecnologias

Unidade: IV- Curriculo, Projetos e Tecnologia
Título: Pensando sobre possíveis mudanças
Atividade: 01
Nome: Denisete Carneiro Cavalcante Fonseca
Mediadora: Marilda Cruz Sales Vaz
Diretoria Regional de Ensino de Pedro Afonso

Houve uma grande mudança marcada pelas muitas inovações com isso o surgimento de várias descobertas revolucionárias, como a tecnologia, dentre deles o computador. Percebe-se que o computador conquistou espaço importante e inigualável, a sua ausência pode significar atraso ou mesmo subdesenvolvimento, enquanto a sua presença traduz ascensão social e desenvolvimento.Pensar em inovações tecnológicas educacionais é pensar antes de tudo num ambiente de aprendizagem e a capacitação dos profissionais da educação.Mas como podemos ver as escolas ainda está muito distante dessa realidade, isso, porque o aluno acha que aprende mais e melhor na internet, no computador. A linguagem do momento – é a internet – permite uma forma de aprendizagem mais rápida e prazerosa para o aluno. Mais há um grande entrave nessa história “o desespero dos professores”, pois eles não foram treinados e qualificados para a evolução dessa linguagem do momento. E essa linguagem como internet, mp3, celular e DVD é o que interessa aos alunos.O professor de hoje deve ser capacitado para que possa preparar suas aulas com novas linguagens, já que muitas vezes o quadro negro é substituído pela tela do computador.A mera reprodução de conteúdos não tem mais espaço na educação e nem no mercado de trabalho atual.A tecnologia da informática deverá ser instrumento para desenvolver competências nos alunos, de forma que os conteúdos trabalhados na escola sejam mais significativos socialmente e provoquem mudanças individuais e coletivas.Os recursos tecnológicos em sala de aula oferecem uma grande contribuição para a aprendizagem dos alunos e para o professor ensinar com a realidade que o próprio aluno vive fora da escola.Dessa forma a integração do computador, internet, novas mídias, calculadora etc. são recursos que contribuem com novas estratégias de ensino e aprendizagem.
Por isso, acho que o desafio maior é a qualificação dos profissionais da educação quanto ao uso dessas novas tecnologias que já fazem parte da nossa vida, portanto a escola deve preparar os nossos alunos e professores para lidar com essa grande transformação.

Um comentário:

  1. Olá Denisete,
    Atualmente a tecnologia está presente em todos os setores da sociedade e diante disso é preciso haver uma educação voltada para cidadania.
    Em nosso trabalho de educadores devemos sempre oportunizar aos alunos o acesso a informação e a construção de conhecimentos coletivos.

    ResponderExcluir




Uploaded with ImageShack.us



31 32