quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Conceito de Currículo e o processo de integração de Tecnologias ao Currículo

Unidade: IV- Curriculo, Projetos e Tecnologia
Atividade: 03
Nome: Denisete Carneiro Cavalcante Fonseca
Mediadora: Marilda Cruz Sales Vaz
Diretoria Regional de Ensino de Pedro Afonso

Nos dias de hoje, o processo de integração de Tecnologias ao Currículo vem de encontro a interesses técnicos científicos, associando-se a construção de saberes diários necessários a sobrevivência do cidadão na sociedade em que está inserido.
Entendo que currículo é um conjunto de saberes que vem associado a disciplinas e situações cotidianas, deve expressar a diversidade cultural existente em nossa sociedade, organizando-se com base nas múltiplas experiências presentes, nas diferentes culturas, de tal modo que os alunos possam se reconhecer e valorizar a cultura do grupo social a que pertencem e também entender e respeitar a cultura do outro.
È fundamental que o currículo trabalhe com habilidades que vão além do desenvolvimento cognitivo e envolvam diferentes campos da cultura, garantindo a presença de produções culturais dos mais diferentes campos sociais e culturais.
Para a adaptação destes conteúdos no currículo escolar se faz necessário um aprofundamento tecnológico, possibilitando o entendimento das situações para que possam ser construídas pelo aluno com o auxílio de seu professor. Pensando o currículo também como proposta de projeto de aprendizagem é preciso rever a organização, pois os alunos precisam ter interesses comuns para a escolha dos temas. Trabalhando então, a questão de grupo, de criatividade, de cidadania, da interdisciplinaridade do que o aluno já trás de conhecimento, apoiando a idéia de Piaget, onde a aprendizagem parte daquilo que o aluno já sabe, ou seja, das suas certezas provisórias em busca das respostas ás suas dúvidas.
http://www.tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/171510curriculo.pdf

Um comentário:

  1. Boa tarde, Denizete!
    Gostei de suas colocações sobre currículo e o processo de integração das TICs, pois assim os alunos têm mais interesse nas aulas e muita criativiade.
    Abraços.
    Divina

    ResponderExcluir




Uploaded with ImageShack.us



31 32