Atividade: 03
Nome: Denisete Carneiro Cavalcante Fonseca
Mediadora: Marilda Cruz Sales Vaz
Diretoria Regional de Ensino de Pedro Afonso
Nos dias de hoje, o processo de integração de Tecnologias ao Currículo vem de encontro a interesses técnicos científicos, associando-se a construção de saberes diários necessários a sobrevivência do cidadão na sociedade em que está inserido.
Entendo que currículo é um conjunto de saberes que vem associado a disciplinas e situações cotidianas, deve expressar a diversidade cultural existente em nossa sociedade, organizando-se com base nas múltiplas experiências presentes, nas diferentes culturas, de tal modo que os alunos possam se reconhecer e valorizar a cultura do grupo social a que pertencem e também entender e respeitar a cultura do outro.
È fundamental que o currículo trabalhe com habilidades que vão além do desenvolvimento cognitivo e envolvam diferentes campos da cultura, garantindo a presença de produções culturais dos mais diferentes campos sociais e culturais.
Para a adaptação destes conteúdos no currículo escolar se faz necessário um aprofundamento tecnológico, possibilitando o entendimento das situações para que possam ser construídas pelo aluno com o auxílio de seu professor. Pensando o currículo também como proposta de projeto de aprendizagem é preciso rever a organização, pois os alunos precisam ter interesses comuns para a escolha dos temas. Trabalhando então, a questão de grupo, de criatividade, de cidadania, da interdisciplinaridade do que o aluno já trás de conhecimento, apoiando a idéia de Piaget, onde a aprendizagem parte daquilo que o aluno já sabe, ou seja, das suas certezas provisórias em busca das respostas ás suas dúvidas.
http://www.tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/171510curriculo.pdf
Entendo que currículo é um conjunto de saberes que vem associado a disciplinas e situações cotidianas, deve expressar a diversidade cultural existente em nossa sociedade, organizando-se com base nas múltiplas experiências presentes, nas diferentes culturas, de tal modo que os alunos possam se reconhecer e valorizar a cultura do grupo social a que pertencem e também entender e respeitar a cultura do outro.
È fundamental que o currículo trabalhe com habilidades que vão além do desenvolvimento cognitivo e envolvam diferentes campos da cultura, garantindo a presença de produções culturais dos mais diferentes campos sociais e culturais.
Para a adaptação destes conteúdos no currículo escolar se faz necessário um aprofundamento tecnológico, possibilitando o entendimento das situações para que possam ser construídas pelo aluno com o auxílio de seu professor. Pensando o currículo também como proposta de projeto de aprendizagem é preciso rever a organização, pois os alunos precisam ter interesses comuns para a escolha dos temas. Trabalhando então, a questão de grupo, de criatividade, de cidadania, da interdisciplinaridade do que o aluno já trás de conhecimento, apoiando a idéia de Piaget, onde a aprendizagem parte daquilo que o aluno já sabe, ou seja, das suas certezas provisórias em busca das respostas ás suas dúvidas.




Mensagens para Orkut


Mensagens para Orkut





Mensagens para Orkut






31  
32  
Boa tarde, Denizete!
ResponderExcluirGostei de suas colocações sobre currículo e o processo de integração das TICs, pois assim os alunos têm mais interesse nas aulas e muita criativiade.
Abraços.
Divina