segunda-feira, 18 de outubro de 2010

O uso das TIC’s em sala de aula

Os Recursos Tecnológicos hoje se tornou algo essencial de ser incorporado dentro da sala de aula, pois está presente em nosso cotidiano e veio para ficar.
Para tornar proveitoso o uso dessas ferramentas, é necessário primeiro refletirmos que o foco deve ser mais voltado para a aprendizagem dos alunos e não no ensino. O professor não é mais o transmissor de informações, mas o mediador e organizador do processo de aprendizagem. É um trabalho que exige bastante planejamento, pois o professor também é aprendiz, é um pesquisador junto com os alunos. É um papel que exige muito mais criatividade e menos repetição na sua tarefa de educar, ao transformar a informação em algo organizado, que tenha significado e que produza conhecimento.
Você já parou para pensar se não tivéssemos o beneficio das tecnologias de informação e comunicação, como seria o mundo hoje?
Afirmo a vocês que seria desastroso e causaria um grande transtorno em nossas vidas. Uso das TIC’s veio para revolucionar, facilitar e modificar a forma de ensinar e aprender.

2 comentários:

  1. Deni parabéns por sua colocação quanto ao papel do professor diante do uso da TICS em sala de aula! Sou totalmente a favor, concordo plenamente, quero ressaltar ou seja, reafirmar que o professor é uma figura fundamental dentro da sala de aula, porém com um novo conceito,hoje el é "mediador, facilitador" pois ao passo que orienta aprende muito com seu aluno. O uso das tecnologias veio para reafirmar este conceito e consequentemente facilitar o aprendizado dos educandos na era em que nos encontramos, se o professor é aberto a estas inovações favorecerá aos educandos a construção de um saber dinamico e atualizado.

    ResponderExcluir
  2. Como sempre Deni muita focada em suas colocações. Concordo plenamente com você quando diz que o professor não mais um meramente transmissor de conteúdo e sim mediador, essa fase da educação tradicional ficou bem atrás do que vivenciamos hoje e sinceramente espero que não haja mais nenhum professor com esse pensamento.

    ResponderExcluir




Uploaded with ImageShack.us



31 32